top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

7 em cada 10 brasileiros dizem comprar por impulso e se arrepender depois, aponta levantamento


compras
Foto: Divulgação
De acordo com um levantamento da Serasa, cerca de 7 em cada 10 consumidores brasileiros já realizaram compras por impulso e, logo em seguida, se arrependeram. A pesquisa, realizada durante o mês de agosto, revela um cenário preocupante para o consumo no Brasil, especialmente em um período sem feriados e com muitas contas acumuladas. Valéria Meirelles, psicóloga especialista em finanças, explicou que o comportamento impulsivo é frequentemente motivado pelo alívio momentâneo que o consumo oferece em meio a um contexto de insegurança financeira e pressão social.
A situação se agrava quando considerada a realidade de muitos brasileiros que afirmam que sua renda não é suficiente para cobrir todas as despesas mensais. Segundo o estudo, 33% dos entrevistados afirmaram que têm dificuldades em fechar as contas do mês. Além disso, quase 30% dos brasileiros admitem que chegarão ao final de agosto em situação financeira vulnerável.
Aline Maciel, gerente da plataforma Limpa Nome da Serasa, observou que o segundo semestre do ano tende a ser financeiramente desafiador para muitas famílias, especialmente devido às despesas acumuladas, como parcelas de compras feitas no início do ano e rematrículas escolares. Ela sugere que, para enfrentar esse período, os consumidores devem adotar medidas como evitar compras impulsivas, criar listas de itens essenciais e silenciar aplicativos de promoções.
Para ajudar a conter os gastos e terminar o mês com as contas em dia, a Serasa, em parceria com a educadora financeira Natália Cunha, propôs desafios financeiros para os últimos dias de agosto, como evitar delivery e saídas custosas, além de rever assinaturas de serviços de streaming.

Comments


bottom of page