terça-feira , 23 Janeiro 2018
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Projeto de duplicação do trecho Varginha à Rodovia Fernão Dias está pronto

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O projeto de duplicação do trecho da BR-491 trecho de Varginha ao trevo da Fernão Dias está pronto. Assim, cabe agora ao Governo de Minas a licitação das obras ou a entrega ao setor privado como está sendo estudado.

Com 18,10 km de extensão, a duplicação da BR-491 entre Varginha e a BR-381 depende agora da disponibilidade do governador Fernando Pimentel. Ele esteve em Varginha na manhã de quinta-feira (28) para inaugurar o Centro de Operações Aéreas e não falou sobre as obras no seu discurso.

Segundo o engenheiro e coordenador regional do escritório de Varginha do Departamento de Estradas de Rodagens de Minas Gerais – DER, Raimundo Zaiden, o projeto está concluído. São duas pistas começando no Parque de Exposições, sendo que uma das pistas ocupando mais o lado direito, atravessando a Curva do Cigano, passando bem ao lado do Bar da Ponte. Está prevista a demolição da antiga Ponte da Usina e em seu lugar uma nova construção, subindo por um trecho do antigo leito,

Algumas reuniões estão sendo feitas com proprietários de terras às margens da BR-491, neste trecho entre Varginha e a BR-491, Rodovia Fernão Dias. Isso porque talvez haja a possibilidade da desapropriação de alguma área, reuniões, no entanto, que não estão sendo conduzidas pelo coordenador regional.

Avenida do Contorno
Outra obra de interessa da população varginhense é a duplicação da MG-167, entre o trevo de Elói Mendes passando pelo trevo da Avenida Almirante Barroso até próximo à empresa Fermavi.

O projeto deste trecho de 3,8 quilômetros não está pronto segundo o engenheiro Raimundo Zaiden. A conclusão está prevista o início de junho. E só então pode ser licitada, caso seja a vontade do governador.

Estradas da região podem passar à iniciativa privada
Ainda não há um posicionamento oficial do governador Fernando Pimentel quanto a repassar estradas para a iniciativa privada, como forma de reduzir despesas.

No ano passado o Governo de Minas publicou o que se chamou Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) sobre as estradas mineiras. E o lote 8, com 391 km contempla estradas da região.

O grupo formado pelas empresas Barbosa Mello Participações e Investimentos, CCR, Construtora Cowan, EcoRodovias, Hap Engenharia e Construtora Norberto Odebrecht manifestou interesse por 3.286 quilômetros de rodovias, incluindo o lote 8 chamado Varginha.

Este lote, com 391 km tem os seguintes trechos:
– BR-491 – Trecho entre Entr. BR-381 (Três Corações) e Varginha, com
extensão de 23,0 Km;
– BR-491 – Trecho entre Varginha e Alfenas, com extensão de 67,0 Km;
– BR-491 – Trecho entre Alfenas e Guaxupé, com extensão de 102,0 Km;
– MG-167 – Trecho entre Varginha e Santana da Vargem, com extensão de 44,0
Km;
-BR-265 – Trecho entre Santana da Vargem e Entr. BR-369 (p/ Boa
Esperança); com extensão de 22,0 Km;
– BR-369 – Trecho entre Alfenas e Campos Gerais, com extensão de 34,0 Km;
– BR-369 – Trecho entre Campos Gerais e Entr. BR-265 (p/ Boa Esperança),
com extensão de 25,0 Km;
– MG-167 – Trecho entre Entr. BR-381 e Três Corações, com extensão de 10,0
Km;
– MG-167 – Trecho entre Três Corações e Entr. BR-267 (Cambuquira); com
extensão de 20,0 Km;
– BR-267 – Trecho entre Entr. MG-167 (Cambuquira) e Entr. BR-354
(Caxambu), com extensão de 44,0 Km.

Atualmente, o governo estadual gasta R$ 378,95 milhões por ano para manter as estradas. A Setop informa que em 2015 foram investidos R$ 277,9 milhões em obras de manutenção e conservação, e R$ 101,05 milhões em construção e ampliação.

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1 Comentário

  1. Emerson Teixeira Alves

    gostaria de fazer parte da fiscalização desta obra , sou topógrafo e já enviei o currículo para 10 coordenadoria.

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