segunda-feira , 18 dezembro 2017
Home / Minas / Governo de Minas Gerais seleciona produtores para o Espaço Mineiraria na Superminas 2017

Governo de Minas Gerais seleciona produtores para o Espaço Mineiraria na Superminas 2017

Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e no âmbito do Programa +Gastronomia, está selecionando produtores mineiros do ramo alimentício para participar do Espaço Mineiraria na Superminas 2017 – 31º Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação. O evento ocorrerá no Expominas Belo Horizonte, de 17 a 19 de outubro de 2017.

Ao todo, 14 micro, pequenos e médios empreendedores mineiros terão a oportunidade de expor suas mercadorias para compradores de todo o Brasil e exterior. Organizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) e pelo Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão), a Superminas reúne fornecedores e compradores de produtos alimentícios, equipamentos e serviços para supermercados e padarias. O evento é um dos principais no segmento do país: a edição de 2016 recebeu 53 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,7 bilhão em negócios.

O objetivo do fomento estadual e da presença da Mineiraria na feira é dinamizar a cadeia produtiva da gastronomia, incentivando a participação de pequenos e médios fornecedores do estado ao lado de gigantes do mercado. Dessa forma, é possível aumentar o acesso da agroindústria familiar às gôndolas do segmento supermercadista e ampliar a comercialização de produtos locais.

Todos os participantes deverão oferecer opções de produtos típicos ou com ingredientes característicos do estado de Minas Gerais. Os interessados em expor no Espaço Mineiraria na Superminas 2017 devem consultar o edital e preencher formulário eletrônico, disponíveis no site www.codemig.com.br, entre os dias 2 e 8 de outubro de 2017.

Mineiraria e Programa +Gastronomia

Lançado em maio deste ano pelo governador Fernando Pimentel, o Programa +Gastronomia envolve diversas instâncias da administração estadual para, em conjunto com a sociedade civil e a iniciativa privada, fomentar e valorizar a cadeia produtiva da gastronomia, reconhecendo-a como setor estratégico para o desenvolvimento sustentável do Estado de Minas Gerais.

A política tem por objetivo orientar as ações de governo voltadas ao fortalecimento da gastronomia mineira e de toda a sua cadeia produtiva: segmentos da produção de insumos, de abastecimento e armazenamento, de comércio, de indústria e de serviços. Além da geração de emprego e renda, o +Gastronomia se pauta pela preservação das tradições gastronômicas e reforço da identidade local e do senso de comunidade e pela busca da sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

Neste contexto, a Mineiraria e seus estandes e ações são uma vitrine do setor. Nos estandes Espaço Mineiraria, pequenos produtores mineiros participam de grandes eventos estaduais e nacionais, colocando cada vez mais em evidência a gastronomia mineira.

 

Sobre Redação

Veja Também

Dilma Rousseff fala de impeachment, desigualdade e misoginia

“Não haverá democracia verdadeira no Brasil se não tratarmos das desigualdades do País. Das desigualdades de gênero, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *