domingo , 25 Fevereiro 2018
Home / Regional / Fernando Pimentel participa de evento que marca os 10 anos da primeira extração de azeite extravirgem em MG

Fernando Pimentel participa de evento que marca os 10 anos da primeira extração de azeite extravirgem em MG

O governador Fernando Pimentel participou, nesta sexta-feira (2/2), em Maria da Fé, no Território Sul, da comemoração dos dez anos da primeira extração de azeite extravirgem no Brasil. Durante o evento foi anunciada a criação do programa de certificação para a olivicultura, que ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

A medida permitirá o desenvolvimento de protocolo de certificação de produtos agropecuários e agroindustriais em olivicultura. Também foi lançado o rótulo comemorativo que será impresso nos azeites produzidos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Também durante o evento, Fernando Pimentel se reuniu com 12 prefeitos do Sul de Minas, dos municípios de Bom Repouso, Conceição das Pedras, Delfim Moreira, Ipuiúna, Jacutinga, Maria da Fé, Poço Fundo, São Gonçalo do Sapucaí, São Sebastião do Rio Verde, Senador Amaral, Senador José Bento e Wenceslau Braz. Foi uma oportunidade para debaterem os investimentos feitos pelo Estado na região e ouvir as demandas de cada município.

Durante a visita, o governador acompanhou o processo de extração de azeite que é realizado pela Epamig, fez a degustação dos produtos da região e colou o primeiro rótulo comemorativo elaborado pela empresa.

Em seu discurso, Fernando Pimentel lembrou a importância do pioneirismo da extração de azeite em Minas Gerais e o impacto do setor na economia mineira. “Nós estamos celebrando aqui algo muito importante que é a determinação de trabalho dos agricultores e produtores agrícolas de Minas Gerais. Estamos comemorando dez anos da primeira extração de azeite de oliva em Minas Gerais. Isso não é pouca coisa. Para um estado que não tinha a oliveira como uma das suas culturas básicas, em dez anos nós demos um salto extraordinário, pois nós estamos produzindo azeite da melhor qualidade”, destacou.

Ele reforçou que as ações do Governo do Estado na região vão fomentar a produção de azeite em Minas Gerias, tornando o produto mais competitivo. “Agora nós vamos certificar, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Instituto Mineiro de Agricultura e da Epamig, carimbando nosso azeite como extravirgem, com especificações que vão além até daquelas que estão determinadas pelo Ministério da Agricultura. O instrumento da certificação, que nós já testamos com o café, com os queijos e com a cachaça, é um instrumento poderosíssimo para abrir mercado para os nossos produtores agrícolas”, afirmou.

Além de anunciar o protocolo de certificação dos azeites, o governador assinou convênio entre a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e a Epamig para adaptação do sistema de produção de mudas de oliveira do viveiro do Campo Experimental de Maria da Fé para o sistema protegido, com objetivo de melhorar a qualidade fitossanitária durante a produção.

Outro instrumento de fomento ao setor anunciado durante o encontro foi a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Câmara Brasil-Itália para intercâmbio e treinamento de pesquisadores e produtores, além da identificação geral de oportunidades de cooperação entre os países no que se refere à olivicultura e à produção de azeites.

Fonte: Agência Minas

Sobre Redação

Veja Também

Iepha-MG promove campanha nas redes sociais de preservação do patrimônio cultural

Com o objetivo de orientar os foliões sobre a importância de curtir o Carnaval sem ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *