domingo , 21 Janeiro 2018
Home / Fatos e Versões / Fatos e Versões 13/04/2016

Fatos e Versões 13/04/2016

cabeçalhorodrigo

Pinto no lixo

Com as incertezas da política e ciranda das negociações eleitorais em pleno andamento, o vice-prefeito Vérdi Melo (PSDB) desempenha o cargo de prefeito, nas férias de Antônio Silva, com todo o entusiasmo possível! Vérdi começa cedo o expediente e tem participado de tudo que pode, vai a palestras, aberturas, eventos diversos, tem mostrado a cara como prefeito! Afinal, pode ser que em breve já não tenha mais esta chance.

Parcerias

O Festival Gourmet de Varginha – edição 2016 já definiu os participantes do evento a céu aberto no Shopping e do Concurso Gourmet. Ao todo, serão 23 participantes do evento de lançamento no estacionamento do Via Café Garden Shopping. O evento acontece em três dias, aproveitando a folga do feriado prolongado de abril: 21, 22 e 23 de abril.

A entrada poderá ser trocada por 1kg de alimento não perecível e o valor máximo dos pratos, porções e bebidas será de 15 reais. O horário de funcionamento será das 16h às 22h nos três dias. A chegada do Via Café, que a princípio foi vista com hostilidade pelos comerciantes locais que não estarão no shopping, acabou por transformar-se numa oportunidade de aperfeiçoamento do comercio local, bem como construindo grande interação do shopping com os poderes públicos e mesmo com o comércio local.

Diga-se de passagem, boa parte das lojas do Via Café são de lojistas da cidade que apostam no empreendimento. A aposta no sucesso do Via Café tornou-se uma “bóia para a economia municipal”, pois em tempos de crise, a vinda de consumidores regionais atraídos pelo Via Café, pode ajudar também o restante do comércio da cidade! Vamos torcer.

Parcerias 2

Na verdade, tendo em vista a novidade da chegada do aguardado shopping a Varginha, os poderes públicos, principalmente o Executivo Municipal, tem realizado parcerias com o Via Café, até mesmo para “pegar carona” no entusiasmo da população em relação ao empreendimento. Vejam que o primeiro projeto da parceria do Via Café com o Secretaria Municipal de Esportes será a “CAMINHADA DO AEROPORTO”, no dia 16 de abril e terá um percurso de 11 km. A caminhada sairá do estacionamento do shopping, onde vai começar com alongamento, som, mesa de café da manhã e muito alto astral. Parcerias assim precisam ser estimuladas, até mesmo porque, depois que passar o ano eleitoral, e o shopping já não for mais novidade, será difícil ver o Poder Público com tamanha boa vontade de mostrar serviço e a iniciativa privada também não estará com a mesma generosidade!

Parcerias 3

Outra parceria de sucesso que mostra a agilidade dos empresários locais para “se virar nos 30” é a realização do Café com Tudo. O evento Café com Tudo – Aroma de bons negócios já foi lançado oficialmente pelas quatro entidades realizadoras do evento – CCCMG, SINDVAR, SEHAV E ACIV. O evento vai acontecer entre os dias 16 e 24 de maio e a data foi escolhida para culminar com o “Dia Nacional do Café”, comemorado no dia 24. O Café com Tudo foi idealizado para confirmar, definitivamente, Varginha como a Capital do Café. Principal praça de comércio de café do país, a cidade hoje é o maior canal de escoamento da produção nacional do grão para o mundo todo. O principal objetivo é ampliar os benefícios do negócio do café para outros setores da economia da cidade, como comércio, hotéis, bares, restaurantes e outros espaços públicos de lazer e entretenimento. As ações da Semana do Café também vão abranger as escolas públicas e instituições de ensino superior. Algumas atividades já confirmadas são a exposição de carros antigos, Quinta da Boa Música especial, passeio de Jet Ski, encontro de jipeiros, rafting e outras atrações. O comércio vai contar com promoções, com descontos reais a partir de 50%, os hotéis também vão oferecer pacotes promocionais e o setor de alimentação vai criar receitas com café que vão ter desconto durante o evento.

Todas essas ações visam equilibrar a balança do turismo do café na cidade. O lado dos negócios já está bem desenvolvido. Agora, o objetivo é abranger também o turismo de lazer com a temática do café. Algumas parcerias já estão confirmadas, como Câmara Municipal de Varginha, Fundação Cultural de Varginha, Fundação Pró-Café, Minasul, Prefeitura de Varginha, Sebrae, Via Café Garden Shopping, Sicoob Credivar e Sndicato Rural. Além das instituições educacionais Faceca, Fadiva, Unifal e Unis.

Casa de ferreiro, espeto de pau!

O governo municipal do PTB foi pioneiro em Minas na implantação de Educação Financeira no currículo escolar das escolas de Varginha. O objetivo do governo é mostrar para seus alunos da rede municipal, que aprender educação financeira não é um modismo, mas sim um novo desafio, onde é preciso consumir com responsabilidade, visando não somente o hoje, mas o futuro. Para a implantação do projeto foram adquiridos 2.030 livros consumíveis da Coleção DSOP que segue os princípios de transversalidade e interdisciplinaridade estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que permite aos alunos estabelecerem relações entre a educação financeira e as mais diversas áreas do conhecimento.

Difícil será o governo municipal explicar aos alunos porque gasta uma fortuna com o Boa Esporte enquanto falta recursos em Segurança Pública! Ou porque não faz planejamento para assegurar que os buracos voltem anualmente às ruas após todo período chuvoso, ou mesmo explicar porque gastou para criar os cargos de agentes de trânsito, para depois voltar atrás e não nomear ninguém! Pois é! Fica difícil o governo pedir ao povo que faça o que ele mesmo não pratica.

Somos todos Moros?!

Difícil explicar porque Varginha tem tantos empresários competentes, profissionais liberais dispostos, cidadãos participativos, pessoas atuantes em várias áreas, menos no meio político! Na área agrícola temos produtores rurais influentes, bem como atuantes empresários do café liderados por Archimedes Coli Neto, do Centro de Comércio do Café, líderes do comércio como André Yuki, do Água Doce; profissionais liderais de destaque como o advogado Gustavo Chalfun, empresários de visão empreendedora como do Grupo Maiolini, Calçados Bonfim, UNIS, Construtora Rotev e muitos outros.

Todavia, na política, dificilmente vemos nomes novos ou líderes atuantes como acompanhamos na iniciativa privada! A cada quatro anos, os partidos políticos custam a recrutar uma dezena de candidatos a vereador, poucos com competência para tal! De mesmo modo, raramente se vê um nome de destaque que se disponha a ocupar a Prefeitura de Varginha. A omissão da iniciativa privada em fornecer nomes para a classe política é, sem dúvida, maior razão para o pouco sucesso das ações de governo na cidade. Ademais, é fácil reclamar apenas do governo quando os verdadeiros líderes do povo, em suas várias classes e áreas, não se dispõem a contribuir de modo efetivo! A omissão dos bons é que dá chance aos maus.

Bola fora

Em que pese o choque de gestão e melhoria de todo o comércio de Varginha com a chegada do Via Café Shopping, é fato que o empreendimento poderia contribuir mais com o desenvolvimento comercial da cidade e com sua autossuficiência se contasse com técnicas modernas de reaproveitamento de água ou mesmo tecnologia fotovoltaica para gerar eletricidade através da energia dos raios do sol. Vejam que muitas das lojas que vão funcionar no shopping já têm por habito medidas de racionalizar os gastos de energia e água de modo a buscar a sustentabilidade ambiental. Parece ingênuo, mas nosso Via Café praticamente vai depender 100% de seu funcionamento às ações da Cemig e Copasa, que convenhamos, não são confiáveis, nem baratas.

Perguntar não ofende

As ações de atividades físicas coletivas promovidas pela Secretaria Municipal de Esportes mostraram que nossa comunidade está acima do peso e com problemas de saúde a resolver! Será que estas informações vão ser usadas para políticas públicas ou eleitorais?

A inadimplência no pagamento da primeira parcela do IPTU é em razão da crise econômica ou da revolta do povo quanto ao aumento no imposto cobrado pela Prefeitura de Varginha? Qual será o tamanho desta inadimplência?

A Fundação Cultural fechou mais uma parceria, desta vez com o Shopping Via Café para a criação do espaço Casa do Artesão! Graça Moura pode até ser recriminado pelo modo como trabalha, mas não pelo tanto que trabalha! Ou será que ele apenas dá ordens?

A inveja de muitos de fora do UNIS para sentar-se na cadeira de reitor de Stefano Gazzola, ou o ciúmes daqueles de dentro do UNIS para serem o “preferido do reitor”, o que seria maior? Dizem que os ciúmes dentro da instituição já “chegam na europa” de tão grande!

Os petistas locais não têm Plano B, para o caso de Geisa Teixeira não ser candidata este ano? O que seria pior para Corujinha, ser lembrado apenas em processos judiciais ou ter sido esquecido pelos petistas até mesmo para representar a sigla nas urnas?

Economia

Os fundos proprietários de grandes shoppings no Brasil estão no vermelho, por operações mal feitas, além da crise no mercado com alta inadimplência das lojas. Em razão de tudo isso, aliado à forte desvalorização do Real, Shoppings do Brasil são oferecidos na pechincha para fundos dos EUA e Europa, conta um expert do setor. Os americanos da Blackstone, que já têm dinheiro no fundo Pátria (shoppings da Tenco, como o novo Via Café de Varginha), estão chegando com apetite ao Brasil. Já a BR Malls, maior rede do País, vendeu ativos à Vinci Partners para pagar dívidas.

Cruzeiro: O maior do mundo!

Enquanto muitos choram, alguns poucos felizardos vendem lenço! E ganham muito pra isso! A indústria do luxo e do turismo para as classes mais altas continua bombando mundo afora! O que aliás prova que o Brasil esta na contramão da economia mundial. A indústria de cruzeiros marítimos continua mandando brasa. Foi lançado ao mar, no porto francês de Saint Lazaire, o maior navio dessa modalidade, que ganhou o nome de Harmony of the Seas. O mastodonte marinho pode transportar até 8 mil passageiros e 2 mil tripulantes. Tem 25 restaurantes, dezenas de bares e lanchonetes, teatros e piscinas. É mais alto do que a Torre Eiffel. No momento, encontra-se em período de testes. Em maio, será entregue à Royal Caribbean para fazer rotas no Caribe.

Sobre Redação

Veja Também

Fatos & Versões 10/01/2018

Governo de Minas ainda deve quase R$ 700 milhões de ICMS aos municípios O Governo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *