terça-feira , 23 Janeiro 2018
Home / Destaque / Aulas na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais começam depois do Carnaval

Aulas na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais começam depois do Carnaval

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) republicou no Diário Oficial Minas Gerais desta sexta-feira (05/01) a Resolução SEE Nº 3.652, que estabelece o Calendário Escolar da rede estadual de ensino para o ano de 2018. De acordo com o documento, o ano escolar terá início no dia 15 de fevereiro, após o feriado de carnaval, com o retorno dos professores às atividades de planejamento pedagógico na escola. O ano letivo terá início no dia 19 de fevereiro, com a volta às aulas, e termina no dia 18 de dezembro.

Varginha tem 14 escolas estaduais e o Conservatório Maestro Marciliano Braga. As escolas são: Afonso Pena, Brasil, Coração de Jesus, Cel. Gabriel Penha de Paiva, EE Dep. Domingos de Figueiredo, EE Dr. Wladimir de Rezende Pinto, EE Irmão Mário Esdras, EE Pedro de Alcântara, EE Prof. Antônio Domingues Chaves, EE Prof. Antônio Corrêa de Carvalho, EE Prof. Fábio Salles, EE Profª Aracy Miranda, EE São Sebastião, EE. Profª Selma Aparecida Bastos Martins.

De acordo com a Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça, a reorganização do calendário escolar visa otimizar os processos de distribuição de turmas e cargos nas escolas e outras medidas necessárias para garantir um início das atividades com mais tranquilidade nas unidades escolares, sem a interrupção que ocorreria com o recesso de carnaval. “Dessa forma, iniciamos o ano escolar efetivamente após o feriado, sem nenhum prejuízo no cumprimento dos 200 dias letivos e da carga horária anual dos estudantes”, explica. O

 recesso do mês de julho será de 16 a 27/07. Já a tradicional “semana do professor” de outubro será de 15 a 19/10.

Segundo a Resolução, o calendário deverá ser elaborado em cada unidade com a participação da comunidade escolar e aprovado pelo colegiado. Além disso, deve ser construído coletivamente com as escolas estaduais de um mesmo município e/ou com escolas municipais, respeitando a autonomia da Rede Municipal de Ensino, o interesse dos estudantes, as especificações locais e viabilizando o melhor gerenciamento do transporte escolar.

A elaboração do Calendário Escolar 2018 deve prever o mínimo de 200 dias letivos e carga horária de 800 horas para os anos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio noturno e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio diurno.

Ainda de acordo com a Resolução, 15 de setembro de 2018 será dia letivo, destinado às atividades da “Virada Educação Minas Gerais”. Já o dia 10 de novembro será destinado à realização de Feira de Ciências e das mostras de trabalhos da disciplina “Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho (DIM) do Ensino Médio Regular e na Educação de Jovens e Adultos noturno”; da “Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania (DIC) da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental noturno”; dos estudantes dos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec) e dos Conservatórios de Música. A Prestação de Contas da Gestão Escolar deverá acontecer no dia 01 de dezembro de 2018. O período de 19 a 23 de novembro será destinado às atividades da “Semana de Educação para a Vida”, instituída pela Lei Federal nº 11.988/2009.

As Escolas do Campo, Indígenas e Quilombolas poderão elaborar proposta de calendário diferenciado, considerando as especificidades das comunidades locais.

 

Sobre Redação

Veja Também

Professores de canto e instrumentos têm até quinta-feira (25) para se inscrever no Conservatório de Varginha

Os interessados em participar da designação para Professores Regentes de Aulas dos componentes curriculares teóricos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *