domingo , 25 Fevereiro 2018
Home / Destaque / Aluno do Colégio Batista de Varginha vence concurso e vai representar o Brasil nos Estados Unidos

Aluno do Colégio Batista de Varginha vence concurso e vai representar o Brasil nos Estados Unidos

O estudante do Colégio Batista de Varginha, Samuel Miranda Ferreira, sagrou-se campeão no concurso “Embaixador do Proerd Brasil EUA”, que escolheu um representante para o Conselho Consultivo de Jovens do Programa D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education). Ele viaja para o Texa, nos Estados Unidos, no início de julho.

Samuel foi homenageado também pelo comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar de Varginha, ten. cel. Hudson Abner Pinto. Durante evento que marcou a parceria entre a PM e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, em Varginha.

Para escolher o representante desse Conselho é que foi realizado o Concurso “Embaixador do Proerd Brasil EUA”, iniciado em maio do corrente ano. O estudante Samuel Miranda Ferreira foi um dos participantes da seleção nacional. Ele tem 15 anos, está no 2º ano do Ensino Médio do Colégio Batista de Varginha e foi aluno do Proerd nos 5º e 7º anos do ensino fundamental.

Na primeira etapa, em 2011, seu instrutor foi seu pai, o 3º Sargento PM Darlan Esquincalha Moreno, e em 2013, no 7º ano, o instrutor de Samuel foi o Cabo PM Dalton Dias Ferreira, ambos policiais lotados no 24º Batalhão de Polícia Militar.

O estudante passou pela pré-seleção do Concurso, que exigia alguns requisitos, como ter participado das aulas do Proerd, estar matriculado e cursando o ensino médio, possuir um bom desempenho escolar e apresentar boa articulação e habilidade para falar em público. Após essa etapa ele foi autorizado a participar das entrevistas com outros 70 candidatos aprovados, que foram submetidos a três testes: Conhecimentos gerais sobre o Proerd, Avaliação de fluência e escrita do Inglês e Teste psicológico. Após a bateria de exames e avaliações, o aluno varginhense foi avaliado com nota máxima, e por unanimidade entre os membros da comissão ele foi escolhido como vencedor do concurso.

Com a vitória, Samuel será o primeiro jovem Embaixador Proerd a representar o Brasil nos Estados Unidos da América. Sua primeira viagem está prevista para 7 de julho, para participar da 30ª Conferência Internacional do D.A.R.E. no Texas, ocasião em que será empossado, assim como os demais membros escolhidos, para fazer parte do Conselho Consultivo de Jovens do Programa.

Entenda o que é o PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983, nos Estados Unidos da América. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.
Neste Programa, os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma), desenvolvem um curso de prevenção as drogas na sala de aula de instituições de ensino, mostrando aos alunos os efeitos das drogas, ensinando-lhes as habilidades necessárias e motivações para se manterem longe desse mal.

PROERD em Varginha
No ano de 2017 o Proerd completa 16 anos de realização pelo 24º BPM em Varginha e neste período já formou 43.200 pessoas. O Programa obteve sucesso na cidade de Varginha desde a sua implantação, como também em todos os países conveniados ao D.A.R.E.. Em Varginha o Proerd visa em alcançar os alunos dos 5º anos e 7º anos do ensino fundamental. Há ainda o Proerd para pais, em que se busca reforçar a importância da amizade e supervisão dos pais para com os filhos.

Sobre Redação

Veja Também

Prefeitura de Varginha lança novo projeto: VARGINHA MAIS SAUDÁVEL

 A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – Semel, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *