sexta-feira , 19 Janeiro 2018
Home / Agenda 21 / Agenda 21 – de 15/12/2017

Agenda 21 – de 15/12/2017

                  Engenheiro & Plano Diretor

 

Estamos na etapa final da revisão do Plano Diretor de nossa cidade, com a proposta já encaminhada à Câmera e Vereadores para análise e posterior debate com a participação da população com o objetivo de viabilizar meios para que Varginha se torne sustentável.

 

             Mas o que vem a ser uma “Cidade Sustentável”? São cidades muito bem planejadas e administradas, que adotam uma série de práticas eficientes voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente.

 

 As decisões que interferem na cidade, na vida e no futuro de cada cidadão não podem mudar sem fortes motivos, a qualquer oportunidade, por exemplo , quando muda o prefeito, os vereadores e os grupos que participam das discussões. Daí a importância de um projeto discutido pela população que vá nortear, dar direção para que a cidade cresça de maneira correta, justa e equilibrada.

 

Neste cenário há de se destacar a responsabilidade social da classe de engenheiros, pois não há na sociedade moderna nenhum campo de atividade em que este profissional não esteja presente através de seu trabalho.  Construção de casas, imóveis públicos, praças, estradas, pontes, planejamento de ruas e sua disposição para o trânsito, loteamentos, estudos estratégicos quanto à acessibilidade e mobilidade urbana e outras tantas mais atividades requerem a atuação de um engenheiro.

 

O fato é que o profissional da engenharia, em suas várias formações, tem um papel muito importante, pois deve usar seus conhecimentos técnicos e empíricos para resolver, adaptar, desenvolver e aperfeiçoar mecanismos, produtos, estruturas e processos que promovam a sustentabilidade de uma cidade.

 

Em nossa cidade temos a AVEA – Associação Varginhense de Engenheiros e Arquitetos que favorece a interação desses profissionais, em busca de um convívio harmonioso e troca de experiências. Por sua vez a AGENDA 21 LOCAL, que foi implementada com o apoio da AVEA, surge como canal para a atuação cidadã e voluntária dos engenheiros varginhenses em prol do bem social.

 

Neste mês comemoramos no dia 11 o Dia do Engenheiro, um reconhecimento da sociedade diante da importância desta profissão para o desenvolvimento social e econômico. Que cada engenheiro de nossa cidade reconheça o valor intrínseco de sua profissão, assumindo sua essência como agente de mudança e justiça social e sua responsabilidade social perante a Revisão do Plano Diretor.

 

Engº Alencar de Souza Filgueiras

Presidente do Fórum Agenda 21 Local                                                Contato: agenda21.varginha@gmail.com

Sobre Redação

Veja Também

SINDUSCON-LAGOS: NOVA DIRETORIA – NOVOS DESAFIOS! Aconteceu no dia 15 de dezembro de 2017, a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *