sexta-feira , 19 Janeiro 2018
Home / Agenda 21 / Agenda 21 – de 05/01/2018

Agenda 21 – de 05/01/2018

Agenda 21 Local? O que significa?

           

            A cidade sempre foi um lugar de contrastes: medo e prazer; esperança e solidão; riqueza e exclusão. Em geral esperamos encontrar nas cidades melhores condições de vida em termos de moradia, lazer, paisagem, trabalho, conforto. Mas na realidade a grande maioria da população urbana se arranja como pode, em loteamentos distantes, sem os serviços mais básicos: saneamento, transporte, saúde, etc.

 

            Varginha não se difere tanto assim quanto aos problemas dos grandes centros urbanos na busca constante pelo desenvolvimento. Surgem bairros e bairros, mas com carência dos serviços básicos de transporte, saúde, segurança pública e educação em suas proximidades, impactando na mobilização e acessibilidade urbanas.

 

            A cidade é nossa e consequentemente seus problemas atingem direta ou indiretamente a todos nós. Como superar ou amenizar esses problemas não será determinado por programas globais porque não vivemos “globalmente” – ninguém investe recursos ou se empenha para alcançar objetivos que não estão diretamente ligados às suas próprias necessidades.

 

             A campanha da Agenda 21 Local, legado da ECO 92, foi criada para conceber planos de ação que, resolvendo problemas locais,  se somarão para ajudar a alcançar resultados globais.

 

A Agenda 21 Local é um processo de desenvolvimento de políticas para o desenvolvimento sustentável e de construção de parcerias entre autoridades locais e outros setores para implementá-las na cidade.

 

A sua base é a criação de sistemas de gerenciamento que levem o futuro em consideração. Este gerenciamento deverá integrar:

  • Planejamento e políticas;
  • Envolver todos os setores da comunidade;
  • Focalizar resultados a longo prazo.

 

A implantação da Agenda 21 Local de Varginha ocorreu em 2005, mas não se limitou a um único acontecimento, documento ou atividade. Consiste em um processo contínuo no qual a comunidade aprende sobre suas deficiências e identifica inovações, forças e recursos próprios ao fazer as escolhas que a levarão a se tornar uma comunidade sustentável.

 

Incentivando o envolvimento da comunidade para alcançar a participação e o ‘empoderamento’, a equipe da Diretoria do Fórum da Agenda 21 Local irá apresentar em 2018 projetos-piloto que possam ser postos em prática ainda no primeiro semestre.

 

Pensar globalmente, agir localmente!  Adote esta postura e seja bem vindo a participar e colaborar em nossos projetos!

Engº Alencar de Souza Filgueiras

Presidente do Fórum Agenda 21 Local      Contato: agenda21.varginha@gmail.com

Sobre Redação

Veja Também

Agenda 21 – de 15/12/2017

                  Engenheiro & Plano Diretor   Estamos na etapa final da revisão do Plano Diretor ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *