sexta-feira , 19 Janeiro 2018
Home / Agenda 21 / Agenda 21 – 29/12/2017

Agenda 21 – 29/12/2017

Reflexão e Ação

         O ano de 2017 está se encerrando, momento de reflexões e retrospectivas. Contudo 2018 traz consigo o impacto de um ano decisivo para o futuro do país — principalmente nos campos da política e da economia — e, por isso, talvez seja mais pertinente  buscar traçar uma prospectiva para o ano que vem.

          Como cita a jornalista Mírian Leitão : “ O ano de 2018 é uma incerteza. Na economia podemos afirmar que o pior passou , porém, a política continua gerando uma série de incertezas , o que pode provocar uma queda a qualquer momento neste cenário. O Brasil é um país com grande biodiversidade, potencial de energia renovável, produtor de alimentos e possui uma das maiores reservas de água do mundo, vantagens que o século XXI demanda.”

         Na realidade o momento é de cautela perante o cenário econômico recessivo, o país ainda sem um projeto concreto aliado a uma política sem ideologias definidas, ainda em busca de um caminho para sair desta crise.

           Diante de um mercado de trabalho em constante mudança, apresentando maior dificuldade de inserção devido ao aumento do desemprego e diminuição da renda do trabalhador, é oportuna uma reflexão cuidadosa a fim de enfrentar com mais criatividade e preparo o cenário que estar por vir, se preparando com maior conhecimento e mudança de postura, se necessário. 

            Sob o aspecto individual, ressalto que o início do ano é período de altas despesas que merecem um planejamento financeiro realista a fim de  se evitar algum transtorno futuro. Temos que ter em mente a diferença entre o consumo e o consumismo, pois vivemos numa sociedade influenciada pelo marketing. No consumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. No consumismo esta relação não se aplica, isto é, a pessoa não precisa daquilo que está adquirindo, está  vinculado ao gasto em produtos sem utilidade imediata, supérfluos.

          Sob o aspecto coletivo, destaco que no próximo ano será concluída a Revisão do Plano Diretor Participativo, que  atualmente se encontra na Câmara Municipal de Varginha.         .

       Diante desta importante oportunidade cabe a nós a ação, partilhando conhecimento, participando dos debates públicos com comprometimento e responsabilidade cidadã pela melhoria contínua de nossa cidade no âmbito da educação, saúde, segurança, habitação e meio ambiente, num esforço conjunto pela conquista de sua sustentabilidade.

      Que 2018 seja um ano de renovação para nosso país e para Varginha!  Que a sociedade assuma seu papel transformador seja pela escolha responsável na eleição de seus representantes políticos para o bem do país, seja pela atuação participativa na etapa final da Revisão do Plano Diretor para o bem de Varginha. Assim seja!

Engº Alencar de Souza Filgueiras

Presidente do Fórum Agenda 21 Local.

 

Contato: agenda21.varginha@gmail.com

Sobre Redação

Veja Também

Agenda 21 – de 15/12/2017

                  Engenheiro & Plano Diretor   Estamos na etapa final da revisão do Plano Diretor ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *