domingo , 25 Fevereiro 2018
Home / Agenda 21 / Agenda 21 – 09/02/2018

Agenda 21 – 09/02/2018

NOVOS HÁBITOS ALIMENTARES – CULTIVE ESTA IDÉIA!

 

Não é novidade que estamos diante de um “caos” na saúde pública em nosso país.  Tanto no âmbito da estrutura de atendimento quanto dos profissionais, a população em geral sofre as consequências da falta de recursos financeiros e humanos na área de saúde..

Enquanto a saúde não se torna de fato uma prioridade no programa político do governo temos a opção de cuidarmos de nosso bem estar através de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos, reduzindo assim a necessidade de um atendimento médico. Mas será que temos conhecimento de como está sendo produzido os nossos alimentos, com destaque para os legumes, as frutas e as verduras?

Nosso país é campeão na utilização de agrotóxicos na produção destes alimentos, com o alarmante volume de 7,3 litros ingeridos anualmente por pessoa, em média, por meio de grãos, legumes, verduras e frutas contaminados, dados estes levantados e divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Dentre vários produtos, destaco os mais contaminados:

  • Pimentão …………..91,8%
  • ……………63,4%
  • ………………57,4%
  • ……………….54,2%
  • ……………49,6%

Devido a este cenário, a Agenda 21 Local sugeriu para a Revisão do Plano Diretor Participativo que os lotes urbanos tivessem as dimensões mínimas de 10,00 m de frente x 20,00 m de laterais por unidade habitacional, de acordo com as normas técnicas vigentes e afins, de modo que reserve espaço para o munícipe plantar verduras, legumes e frutas e para as crianças brincarem.

Muitos agricultores já se interessam pela produção de alimentos orgânicos, mas esta atividade exige conhecimento técnico e recursos financeiros que poucos têm acesso.  Ainda assim é uma tendência cada vez mais forte na preferência de consumidores que se preocupam com a própria qualidade de vida e a de seus familiares.

Há ainda a alternativa das hortas urbanas, cada vez mais presentes nos centros urbanos. Existem informativos com instruções de cultivo de uma horta, promovendo a conscientização da população e o incentivo para que essa prática se dissemine.

É fato que o sacolão está a nossa porta, oferecendo maior facilidade e preço mais acessível para a aquisição de alimentos. Contudo se queremos uma vida mais saudável e de melhor qualidade de vida devemos começar por uma boa alimentação. Informe-se sobre os produtos orgânicos e horta urbana! Cultive essa ideia!

Engº Alencar de Souza Filgueiras

Presidente do Fórum da Agenda 21 Local

Contato: agenda21.varginha@gmail.com

Sobre Redação

Veja Também

Agenda 21 – edição de 19/01/2018

           ATERRO SANITÁRIO & COLETA SELETIVA                   RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL         A Lei nº ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *